O que esperar da primeira sessão de Fisioterapia em Saúde Pélvica?

Os principais objetivos da primeira sessão de fisioterapia em saúde pélvica são  avaliar, esclarecer e informar o utente que normalmente chega até nós com muitas dúvidas, receios e ansiedades.

Antes de iniciar o tratamento, utente e fisioterapeuta têm que se conhecer, falar acerca do motivo pelo qual procurou esta consulta e criar empatia de forma a facilitar o tratamento.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­O Fisioterapeuta dá espaço ao utente para expor a sua situação e partilhar informação relevante, sem julgamentos e/ou imposições. Entender a sua situação clínica, quais os sintomas, há quanto tempo iniciaram e que impacto têm na sua qualidade de vida.

Temos interesse em saber o que pode estar alterado a nível da pélvis, mas também globalmente. O corpo funciona como um todo, a pélvis está integrada num corpo, portanto o tratamento nunca será localizado apenas a este nível.

Vamos conversar acerca da importância do pavimento pélvico, localização, função e com quem se relacionam globalmente.

Informações sobre a Saúde Pélvica

Na fase seguinte da sessão, realizamos a avaliação física. Avaliamos a forma como se move, a respiração, a função dos músculos abdominais (a presença ou não de diástase e a competência destes músculos), a capacidade dos músculos do pavimento pélvico para contrair e relaxar, a sua coordenação, a sua flexibilidade, pontos de tensão, entre outros. Caso esteja exista, avaliamos também a cicatriz e a sua mobilidade (episiotomia, laceração, cesariana, pós-cirúrgia…).

Esta pode ser uma avaliação externa e/ou interna (palpação vaginal e/ou anal). Vai depender da situação clínica e da vontade do utente. Qualquer procedimento só será realizado com o seu consentimento.

Avaliação interna pode ser o fator que muitas vezes leva a que o utente adie a ida á Fisioterapia pélvica. É verdade que nos dá muita informação, mas não será obrigatória. Mesmo sem a avaliação interna, com a restante avaliação realizada já vamos conseguir perceber como está o seu pavimento pélvico.

Depois de recolhida toda a informação e em conjunto com o utente, vamos discutir o plano de tratamento, dando prioridade e respeitando as suas expectativas e objetivos com as sessões.

Irá sair desta sessão com alguns conselhos de mudanças comportamentais, que poderá implementar no seu dia a dia e alguns exercícios simples para fazer em casa até à próxima sessão.

O utente é o grande protagonista deste processo, que será acompanhado pelo Fisioterapeuta em Saúde Pélvica.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *