O que é a diatermia?
A tecarterapia ou TECAR (Transferência Elétrica Capacitiva e Resistiva) é uma tecnologia completa. Insere-se no grupo das ondas eletromagnéticas, mais precisamente nas ondas diatérmicas. Estas ondas não são invasivas e têm um efeito endotérmico, o que provoca um aumento da temperatura dos tecidos pelos quais a corrente incide.
Como funciona?
A tecarterapia difere dos métodos tradicionais, pois permite tratar tecidos superficialmente e profundamente, devido aos modos capacitivo e resistivo.
No modo capacitivo, a ação da energia é superficial, com efeito localizado sobre os tecidos com baixa resistência à corrente: pele, músculos, tecido conjuntivo, sistema linfático e circulatório. Por outro lado, o modo resistivo tem ação profunda, atingindo tecidos com maior resistência – articulações, cartilagens, tendões, ligamentos e tecidos musculares mais profundos – onde irá ser encontrada uma maior concentração energética, possibilitando assim uma ação terapêutica mais profunda, em tecidos inacessíveis com outros tipos de eletroterapia.
A TECAR tem como grande vantagem o facto de poder ser utilizada em simultâneo com técnicas de terapia manual ou exercício, seja com um elétrodo fixo e um móvel, seja com dois elétrodos fixos (permitindo ao fisioterapeuta potenciar os benefícios do tratamento com terapia manual ou com exercício clínico sugerido ao paciente, enquanto se dá a passagem da corrente TECAR entre os dois elétrodos fixos).
Aplicações da tecarterapia
O aumento da temperatura dos tecidos, vai fazer com que aumente a circulação sanguínea, estimulando o processo de cicatrização fisiológica, acelerando assim o tempo de recuperação da função motora. O aumento do fluxo sanguíneo na área que está a ser tratada estimula a libertação de substâncias endógenas (cortisol e endorfinas) que são indispensáveis para reduzir inflamações, dores e edemas. Por isso algumas das indicações da TECAR são:
- Traumatologia: Lesões músculo-esqueléticas (contraturas, ruturas, estiramentos ou outras lesões musculares ou ligamentares, entorses, bursites, sinovites).
- Reumatologia: Tratamento de doenças dolorosas a nível das articulações (artrite, osteoartrite degenerativa).
- Dor: Processos inflamatórios que resultem em dor, tanto nas extremidades como na coluna (por exemplo, cervicalgia ou lombalgia).
- Flebologia: Alterações circulatórias, alterações ao nível do sistema linfático.
- Desporto: Preparação pré-esforço físico e recuperação após o mesmo.
No entanto, existem também algumas contraindicações que se devem ter em conta quando se utiliza a TECAR:
- Pacientes com pacemaker.
- Tumores ou processos oncológicos.
- Gravidez.
- Alterações da sensibilidade térmica.
- Febre ou infeções.
Gostaria de ter mais informações?
Não hesite em contactar-nos e agende já a sua sessão de Fisioterapia! Teremos todo o gosto em recebê-lo.