Fisioterapia em Saúde Pélvica: o que é e quando devemos fazer?

A Fisioterapia em Saúde Pélvica é uma área de intervenção da Fisioterapia que pretende avaliar, prevenir e tratar disfunções do pavimento pélvico, tanto na mulher como no homem. Além disso, tem como objetivo educar os utentes sobre a saúde e funções dos seu pavimento pélvico.

Motivos para fazer Fisioterapia em Saúde Pélvica

Antes que a disfunção surja, é importante atuar na prevenção. Neste sentido, a fisioterapia pélvica é indicada para homens e mulheres que querem conhecer melhor o seu corpo e saber mais acerca da saúde do seu pavimento pélvico, independentemente da fase da vida em que se encontram. 

Na vida da mulher, existem momentos cruciais para procurar a nossa consulta. Alguns exemplos ocorrem se a mulher estiver a pensar engravidar (principalmente para lhe dar mais conhecimento acerca do seu corpo, pois é necessário prepará-lo para esta nova fase), durante a gravidez, no pós-parto ou na menopausa.

Além disso, a fisioterapia em saúde pélvica é frequentemente recomendada no processo de recuperação após cirurgias abdominais, pélvicas ou perineais. Desta forma, é bastante comum a procura por sessões de fisioterapia nesta área, tanto por parte de homens como de mulheres.

Se se revê nestas situações, não hesite em contactar-nos!

Na prática que tipo de disfunções podemos prevenir ou tratar?

Os sintomas e disfunções mais comuns que podem surgir relativamente à saúde pélvica são ase seguintes:

Homem numa sessão de fisioterapia em saúde pélvica, deitado numa maca, com um profissional experiente na área de fisioterapia em saúde pélvica. Sessão em que são explicados os motivos e as disfunções nesta área.
  • Perda de urina, gases ou fezes;
  • Urgência urinária e/ou defecatória;
  • Aumento da frequência das idas ao WC;
  • Dificuldades em urinar ou evacuar;
  • Obstipação (prisão de ventre)
  • Dor pélvica ou abdominal;
  • Diástase abdominal;
  • Prolapso dos órgãos pélvicos (sensação de bola ou peso na vagina);
  • Dor ou mesmo impossibilidade na penetração (dispareunia e vaginismo);
  • Dificuldades no orgasmo (anorgasmia);
  • Cicatrizes (episiotomia, cesariana, pós-prostectomia…)

Estes sintomas são comuns em determinados momentos da nossa vida, contudo, não os podemos aceitar como normais! Devem ser analisados e tratados, para evitar problemas futuras na sua saúde pélvica.

Estes sintomas que estão associados à saúde pélvica podem impactar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, se não forem tratados adequadamente. Por essa razão, realizar uma primeira consulta  com um fisioterapeuta especializados em saúde pélvica será fundamental para tratar os sintomas de forma personalizada e eficaz.

Se tem dúvidas sobre como ocorrem as primeiras consultas de fisioterapia em saúde pélvica, visite este artigo de blog.

Fale connosco! Estamos aqui para ajudar e esclarecer todas as dúvidas!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *