Um pouco de História: do Pilates Clássico ao Pilates Clínico

A história de Joseph Pilates

Joseph Pilates nasceu em 1880 perto de Düsseldorf, na Alemanha e desde cedo que iniciou a sua procura para encontrar um programa simples e, ao mesmo tempo, de alta eficácia para o desenvolvimento do estado de saúde e de manutenção física, pois ele próprio foi uma criança com uma saúde frágil e uma constituição física débil.

Imagem sépia de Joseph Pilates numa sessão de pilates com uma paciente, utilizando os equipamentos.

Com o objetivo de fortalecer o corpo e incentivado pelo pai que tinha sido ginasta, durante a adolescência interessou-se por vários desportos e formas de ginástica, tais como dança, boxe e mergulho. Também estudou várias disciplinas orientais como o yoga e o tai-chi, que o inspiraram a construir um programa de treino que agregasse vários tipos de desportos.

Com o eclodir da Primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates foi capturado pelos britânicos, numa das suas viagens para Inglaterra. Diz-se que foi lá que desenvolveu grande parte das suas técnicas enquanto trabalhava com os outros recrutas e doentes no hospital de campanha. As molas das camas do hospital eram usadas para criar um programa de reabilitação e acelerar a reabilitação. Dizemos muitas vezes que tinha alma de Fisioterapeuta!

 

Quando a guerra terminou e com a Alemanha mergulhada numa profunda depressão económica pós-guerra, Joseph Pilates decidiu mudar-se para os Estados Unidos onde conheceu a sua futura esposa: Clara.

 

Rapidamente a ideia de abrir um estúdio em Nova Iorque concretizou-se. O estúdio ficava no mesmo edifício de vários estúdios de dança e, naturalmente, era para lá que os bailarinos iam aprender este método inovador.

 

Pilates desta época tinha como principal objetivo o treino de força, específico para bailarinos e atletas de alta competição. Pretendia tonificar os músculos e era uma prática bastante vigorosa para preparar, especialmente bailarinos, para as solicitações exigentes da dança.

A evolução do Pilates

Joseph Pilates não formou professores para o seu método de treino, mas  trabalhou intensamente com alguns alunos mais avançados, que viriam a dar continuidade ao seu trabalho.

A partir do Pilates Clássico surgiu a necessidade de adaptar os exercícios para que qualquer pessoa conseguisse aprender e executar esta técnica de acordo com as capacidades físicas: surge o Pilates Clínico.

Homem a fazer exercício de Pilates Clínico, numa sessão de uma especialidade da Fisioin - Pilates Clínico. Tshirt da Adidas. Acompanhado por uma profissional experiente.

O Pilates Clínico é uma modificação que surge nos anos 90, feita por Fisioterapeutas, para dar resposta a lesões e necessidades específicas. Sustenta-se nas bases científicas mais atuais e continua a evoluir de forma rápida e significativa a nível mundial.

 

Consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos originais, divididos em vários graus de dificuldade, por forma a ser mais direcionado para a reabilitação física. Pode ser aplicado individualmente ou em grupo, tendo em vista o problema individual de cada pessoa.

Benefícios do Pilates Clínico

O Pilates Clínico, pode ser realizado por qualquer pessoa (pessoas sedentárias, grávidas, atletas, idosos, etc.) e também permite prevenir e tratar lesões neuro-músculo-esqueléticas. Esta metodologia requer uma rotina de treino, para permitir ao corpo reeducar a postura e os seus padrões de movimento.

 

A prática de Pilates Clínico apresenta diversas vantagens:

  • Otimização da performance;
  • Prevenção de lesões e recidivas;
  • Diminuição da dor articular e muscular;
  • Correção da postura e melhoria da consciência corporal;
  • Aumento da força muscular, equilíbrio, flexibilidade e coordenação;
  • Melhoria da resistência física e mental;
  • Redução do stress;
  • Melhoria da capacidade e do controlo da respiração.

Cuidar do corpo e da mente é fundamental para alcançar um estado de saúde pleno e satisfatório. Nunca duvides que a tua saúde começa em ti!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *