“Dói-me a lombar!”
A quem nunca aconteceu?
A dor lombar está entre as 10 principais causas globais de incapacidade. De acordo com as estimativas da OMS, cerca de 80% das pessoas em todo o mundo sentem ou poderão vir a sentir dor na coluna. Na maioria dos casos, a causa poderá estar relacionada com estilos de vida mais sedentários e/ou posturas incorretas.
Assim, torna-se cada vez mais importante atuar na prevenção de possíveis desequilíbrios musculares. É essencial também reforçar a ativação dos músculos responsáveis pelo suporte de toda a nossa coluna. Face a esta situação, a Fisioin convida-o a saber mais sobre o método do Pilates Clínico. É uma técnica que tem o objetivo de prevenir e minimizar os sintomas dolorosos na coluna.
Certamente já ouviu falar do Pilates. Este método tem-se tornado cada vez mais popular e uma prática regular. Mas também já ouviu falar de Pilates Clínico? E sabe as diferenças entre o Pilates Clássico e o Pilates Clínico?
Origem do Pilates Clínico
O Pilates, criado por Joseph Pilates, tinha como principal objetivo o treino de força, específico para bailarinos e atletas de alta competição. Esta era uma forma de os preparar para a elevada exigência física, própria da sua modalidade desportiva. É uma abordagem rígida com protocolos de exercício pré-definidos de Pilates e Pré-Pilates.
Contudo, surgiu a necessidade de adaptar os exercícios, para que qualquer pessoa os conseguisse executar, de acordo com as suas capacidades físicas e limitações. Assim, aparece o Pilates Clínico.
Define-se como um método de controlo muscular, tendo como principal foco a manutenção e o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna. Além disso, alia-se a componentes de concentração, correção postural e respiração, permitindo o equilíbrio entre a mente e o corpo. Isto, não só durante cada sessão, mas em tudo na vida. Em Pilates acreditamos que tudo o que aprendemos dentro do estúdio é para ser levado connosco para o dia-a-dia.
O Pilates Clínico cria a possibilidade de personalizar a intervenção adequada à condição de cada aluno e à sua progressão. O Pilates pode e deve ser para todos! É um método que desafia Corpo & Mente e é, sem dúvida, transformador!
Como Joseph dizia “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença, e com 30 sessões vai ter um corpo novo”.